Imagem capa - A Importância de ter uma Referência! por Eduardo Zavarize
Sobre a minha Fotografia

A Importância de ter uma Referência!


Se a gente fosse usar um local físico, por exemplo, pra falar sobre nosso endereço a gente usa uma referência, geralmente muito conhecida, pra que a pessoa se localize e com isso, faça um quadro mental com aquele local, se sinta confortável naquele local, pois o conhece, e ai passe a buscar como chegar em nossa rua. Essa referência precisa ser conhecida pois quanto mais pessoas sabem nossa referência, mais fácil fica encontrar o referido endereço.

Trazendo isso pra fotografia, quando fiz as fotos para o novo cardápio da casa da Bell, eu usei como referência um livro do Alex Atalla, (D.O.M) grande e reconhecido chef de cozinha, cuja as fotos são do Sergio Coimbra. Fui sem nada pronto na cabeça e a Bell me apresentou o livro como algo que ela aprova. Ver as fotos do Sergio me fez ter uma base incrível para fazer esse cardápio, ou seja, uma referência conhecida – e consagrada - foi um ótimo inicio pra realizar o trabalho ao gosto da cliente.

Junto com o Paulinho Rodrigues, meu sócio no Curso Em Busca da Foto Perfeita, a Bell, o Lucas, cozinheiro dela e a Elida Bodart, designer que criaria o cardápio, todos nos nos inspiramos em algo pra fazer o trabalho, como me inspirei nas fotos do Sergio, a Elida usou parte da Logo da Bell pra fazer o layout novo. Usei a referência do Sergio pois todo o caminho que ele trilhou ficou impresso naquele livro e com isso, pude extrair algo de tudo que ele aprendeu. Quando a gente tem grandes referencias, maior é o trilho de aprendizado dela, mais ela sabe e com isso, mais a gente aprende.

Referencias pequenas tem caminhos pequenos. Referencias grandes tem longos caminhos. A idade, inclusive, tem relação direta com isso, pois quanto mais velhos, mais experiencia, ne? Repare que os grandes fotógrafos são reconhecidos após idade avançada, já com décadas de experiencia.

Talvez você pode pensar: ‘Então você copiou o trabalho do Sergio Coimbra?’

Naquele livro o Sergio usou equipamentos diferentes, local, luz, cardápio e cenários diferentes... Eu usei os recursos que eu tinha, minha experiencia e caminho trilhado são diferentes, outros inputs, com isso, definitivamente não é uma cópia. Considero isso uma inspiração, uma referência, uma linha de trabalho...

Quanto melhores as referências, melhor é o aprendizado.

Se liga ai como ficou: 



Gostou? comenta ai o que você pensa sobre a importância das referências.

Abraço!