Imagem capa - Faça Nascer uma Fotografia! por Eduardo Zavarize
Dicas do Zavarize

Faça Nascer uma Fotografia!

Em tempos de câmeras digitais, a impressão dos registros fotográficos acaba sendo deixada para depois e termina por ser esquecida. Muitas vezes, guardamos estas lembranças em pastas no computador,tornando mais difícil o acesso a esses registros.

A missão deste texto é lembrar o leitor sobre a importância de se ter um álbum fotográfico, de imprimir e tornar tangível esses arquivos, para que os momentos mais marcantes da sua vida se tornem uma lembrança física, estando ao alcance de suas mãos. Poderia falar dezenas de motivos pra você tomar essa iniciativa, mas escrevi cinco:

1 – Arquivos digitais ficam esquecidos em pastas no computador e, por vezes, se perdem nas milhares de coisas que voce tem no computador/HD. O álbum é acessível a todo momento, sendo guardado em uma caixa só dele e não depende de outros meios para ser exibido, (energia elétrica por ex.)

2 – Um belo álbum também é decorativo. Álbuns com requinte e elegância se tornam ótimas peças decorativas.

3 – O álbum de fotos é um resumo do evento. Nele estão os melhores momentos de um acontecimento. Uma vantagem de ter um álbum é que nele está contida toda a essência desse evento. Por serem fotos já selecionadas, será mais prazeroso ver os registros através dele, já que não precisará visualizar os registros repetidos e que foram descartados.

4 – Ter um álbum fotográfico significa imprimir uma história em papel. Pense na realização de um escritor ao ter seu projeto eternizado através da impressão de um livro.  A sensação é indescritível!

5 –Fotografia é uma palavra que significa ‘escrever com luz’ (do grego [fós](“luz”), e grafê, e quer dizer “desenhar com luz). ‘Escrever’ nos leva a associar esse ato a alguma superfície, pois só se pode escrever em algo físico. No passado essa superfície foram chapas de alumínio, depois vidros, depois vieram os filmes fotográficos e o papel. Hoje, na era digital, a fotografia deixou de ser ‘grafia’ para ser simplesmente sinais elétricos, bits e megapixels. Quando você adquire um álbum fotográfico, você não só tem todas as vantagens descritas acima como também deixa o mundo binário e traz de volta a essência da fotografia: luz, sombra e ‘grafia’ no papel.


Grande abraço!