Imagem capa - As Vantagens de um Curso Presencial por Eduardo Zavarize
Dicas do Zavarize

As Vantagens de um Curso Presencial

A internet hoje tem tudo. O YouTube por exemplo é hoje, talvez, o melhor canal de aprendizado que existe no momento. La a gente encontra todo tipo de conteúdo. Eu por exemplo aprendo coisas sobre aviação ‘Aviões e Musicas’, aprendo sobre mecânica automotiva e pilotagem ‘Auto Super e Acelerados’, minha mãe aprende sobre crochês com os canais que ela segue. Vejo ele como uma grande escola onde o ‘não sei’ vira só uma desculpa. Alem disso, tem a mobilidade que é algo ótimo. Você estar esperando o médico, entediado e pode, com um fone, ficar vendo conteúdos interessantes, tanto pra entretenimento, quanto pra aprendizado; fila do banco, no ônibus... Eu mesmo esses dias, quando precisei reapertar o parafuso da sapada do flash da câmera, fui no YouTube pra saber como fazer.

No entanto, no meio dessas vantagens, tem uma desvantagem que eu quero compartilhar com vocês nesse texto:

Estar sozinho.

Fazer uma aula presencial e aprender algo ao vivo tem uma vantagem maravilhosa que é poder trocar com o professor e com os outros alunos. Só ao vivo que acontece o ‘pulo do gato’. Aquela duvida que surge na hora, você pergunta na hora. Na internet a gente só está ouvindo, só recebe. Não há troca.

Uma outra coisa que eu valorizo como professor são as ramificações do assunto principal que são comuns nas aulas. Nos vídeos se fala sobre o assunto com objetividade máxima, para que o vídeo fique curto. Ao vivo, em sala de aula nos podemos falar mais detalhadamente tanto sobre o assunto principal quanto tudo que o envolve secundariamente

Ao vivo há conexões, há troca, vai e vem de informações com os alunos e amigos que a gente conquista durante as aulas. Eu com meus alunos, temos um relacionamento maravilhoso. Nos tornamos amigos e agora não é mais só aula. Acontece os ‘pós aula’, que é ficar batendo papo na frente do Estúdio até mais tarde.

Quando você decidir aprender algo novo, pense na possibilidade de fazer algo presencialmente, na sua cidade.

E como saber se vai ser tão bom quanto na internet, em casa, no conforto do sofá?

Ao procurar algum professor, perceba duas coisas:

1°- O Professor vive do que ensina?

Quando o professor vive do que ensina ele está comprometido com o assunto 100% do tempo, ele vive o que fala e o que ensina. Isso da 100% de certeza de que o que ele mostra é real e funciona, uma vez que a vida dele depende daquilo. O engajamento do cara no ensinar é maior. Ele tem que fazer dar certo. É a vida dele que está em jogo também. Se ele vive do que decidiu ensinar, ele não vai precisar dividir a cabeça e o tempo dele buscando coisas diferentes.

2°- O Profissional sabe ensinar?

Não adianta nada o cara saber fazer e não saber ensinar de forma didática e simples o que faz, ne?! Assim você vai ficar frustrado, pois está empolgado em aprender e se o professor sabe o que faz, mas não sabe transmitir isso, o conhecimento não fica muito claro. Você vai ter dúvidas, fato! Se ele não souber sana-las e colocar mais conhecimento em cima de uma base mal construída, tudo que você aprender pode ‘vir abaixo’ na forma de insegurança ao cumprir o estabelecido – e essa crise de insegurança sempre vem naqueles momentos em que precisamos ter certeza. Você acha que sabe, mas no ‘vamo ver’, se embanana e o resultado continua ruim. Já viveu ou presenciou algo parecido?

Como saber se o profissional sabe ensinar?

Converse com ele. Veja uma aula grátis. Marque um café... veja o trabalho dele! Como é o site, redes sociais? Como ele se comporta nelas? Ta atualizado? Ta bonito de ver?

Se você não fizer isso antes de iniciar, corre o risco de sair frustrado e com a sensação de ter perdido tempo.

--

O que pensa sobre isso? Conta ai!