Imagem capa - 5 Dicas para Contratar um Bom Fotógrafo por Eduardo Zavarize
Dicas do Zavarize

5 Dicas para Contratar um Bom Fotógrafo

Você planeja um evento (casamento, aniversário, etc) e quer que ele seja registrado de maneira que as imagens fiquem eternizadas, certo? Para isso, você precisa tomar algumas precauções na hora de contratar um fotógrafo!

Principalmente em se tratando de eventos importantes, com valores emocionais envolvidos, os registros fotográficos precisam ser feitos por um profissional especializado na área, pois ele vai cuidar para que o grande dia seja eternizado não só na memória, como também nas fotografias.

Com o objetivo de esclarecer algumas dúvidas, Ha algum tempo fizemos a seguinte pergunta na minha página  no Facebook (fb.com/ZavarizeFotografia), a seguinte pergunta: “O que você leva em consideração na hora de contratar um fotógrafo?”. Usando as respostas como base, elaboramos as dicas abaixo para você acertar nessa questão tão importante e que vai fazer toda a diferença no seu evento. Confira!

1 – Interessado no Cliente

Fique atento se o profissional escolhido tem interesse em conhecer o cliente, se ele procura saber seus gostos, desejos e ideias, se ele conversa informalmente. Quando é assim, o fotógrafo pergunta até detalhes sobre a família e se porventura há alguma questão familiar que deve ser dita. No caso de um casamento, por exemplo, pode surgir situações como pais separados, na qual o fotógrafo precisa estar ciente. Quanto mais interessado for o profissional, melhor ele irá registrar o seu evento.

2 – Ele é honesto

Parece uma fala genérica, mas este é um pré-requisito importante para a contratação de um fotógrafo. Um bom profissional não precisa desvalorizar o trabalho de outros para se vender. Ele dá prazos corretos, sem falsas promessas de eficiência e sem prazos muitos longos, a ponto de você esquecer que precisa pegar as fotos. Além disso, em alguns casos, o fotógrafo também é honesto quando nega trabalho. Um bom fotógrafo sabe o que quer e não fica pegando qualquer trabalho apenas pelo dinheiro, ou quando não tem habilidades e recursos suficientes o trabalho.

Imagem da Internet

3 – Ele é detalhista

Se preocupa com a maquiagem e penteado, busca estar em contato com o profissional desse ramo para possíveis ajustes durante o evento. Se preocupa com a roupa, gola, gravata centralizada, botões dos ternos dos homens. Está atento ao posicionamento do casal e dos padrinhos nas fotos oficiais. Alinha o suporte de docinhos para que ele fique de acordo com a mesa. Procura registrar todos os cenários da decoração com vários ângulos diferentes. Um bom fotógrafo trabalha junto com o decorador, com o buffet, etc.

Foto: Eduardo Zavarize

4 – Bem disposto

Ele é esforçado e disposto a buscar o melhor para agradar ao cliente. Um bom fotógrafo busca sempre realizar o seu desejo e não fica engessado na zona de conforto, falando que não faz isso ou aquilo por determinados motivos. Uma coisa é ele ter seu modo de trabalho, isso é normal. Outra é ser preguiçoso e ficar colocando dificuldades ao realizado o trabalho. Você pode se informar sobre isso conversando com clientes dele e pedindo referências. Fazer fotos com poses padronizadas é natural por conta do conceito de ensaio de casal, independente do estilo. A questão é quando o fotógrafo se torna preguiçoso e faz apenas o básico, trivial e ‘que funciona’. Um bom fotógrafo busca a cada ensaio, fazer pelo menos uma foto original. Ele é disposto a se superar como artista.

Imagem da Internet

5 – Um bom fotógrafo mantém o preço justo

Ele sabe o quanto cobra e não concede desconto só 'pra não perder o trabalho'. Ele precifica seu trabalho corretamente, pois conhece seus custos, faz investimentos, entende o mercado e sabe de tudo que envolve seu trabalho. Ele vai saber te mostrar o motivo de cobrar tal preço. Uma vez eu vi um vídeo interessante que fala sobre como nós profissionais queremos ser reconhecidos no mercado e desde então eu me assegurei que estava no caminho certo: Entre várias coisas, ele falava sobre dar resultados ou dar descontos. Eu decidi ser reconhecido como um fotógrafo que mostra resultados. Se o profissional quer dar desconto, por que ele já não ofereceu o valor antes? Um fotografo de casamento que cobra R$5000 e da 20% de desconto, por que não é R$4000 logo de início? Quando o preço é a única forma de te conquistar, provavelmente a fotografia dele não chamou sua atenção. O valor do desconto que você supostamente “economizou” volta com algumas semanas de trabalho. O resultado que você deixou de ter contratando um profissional que oferece resultados é para sempre, pois o álbum vai estar lá.

Imagem da internet

Essas foram algumas dicas da Eduardo Zavarize Fotografia para que o seu evento seja registrado à altura do seu sonho. Gostou? Então faça o seu comentário e ajude-nos a trazer mais dicas para você!